Dentre as Soluções Corporativas da Ética&Negócios, está a Implementação de Código de Ética Empresarial, uma prestação de serviço que tem como objetivo criar parâmetros seguros para que a Ética, a Responsabilidade Social e Sustentabilidade tornem-se saudáveis hábitos organizacionais.

O Código de Ética Empresarial possui a rara oportunidade de antever e solucionar problemas antes mesmo que ocorram, uma vez que orienta as decisões dos colaboradores e esclarece aos parceiros e clientes a visão que permeia os negócios da empresa.

Destacando que o CE tornar-se uma resposta empresarial as demandas de uma sociedade que através da conectividade e conscientização de seus direitos, exigem das organizações mais Transparência.

Levando em consideração todas as questões que a Elaboração e a Implementação do Código de Ética Empresarial implicam, elencamos as perguntas e respostas mais relevantes sobre o tema.

Procure-nos para analisar e solucionar os problemas éticos da sua Corporação.

Quero implementar o CE na minha empresa
 

Perguntas frequentes:

1 – Para que um Código de Ética?
A professora Maria Cecilia Coutinho da FGV afirma: “Poderíamos ir mais longe, dizendo que agora a ética significa a sobrevivência das organizações.”, assim, a Reputação e a Confiabilidade serão ainda mais determinantes para ressaltar os diferenciais que pesarão na distinção e no sucesso de uma organização em relação as demais. O Código de Ética, uma vez formulado possui este papel essencial, de ofertar parâmetros para as ações de uma Corporação, delineando o seu perfil e fortificando suas relações internas e externas.
2 – Qual é o processo de implementação?

Para uma ação impactante e duradoura, o processo deve levar em conta:

  • A Cultura Organizacional da Empresa;
  • Objetivo do Contratante;
  • Diagnóstico dos problemas e suas possíveis soluções;
  • Definir o perfil dos consumidores (dos produtos e/ou serviços);
  • Reuniões com gestores dos mais diversos setores e níveis hierárquicos;
  • Criação de uma comunicação interna ativa (ouvidoria, equipe de gerenciamento ético) dependendo, obviamente, do tamanho e da capacidade de investimento da empresa;
  • Palestras, workshops;
  • Acompanhamento da aplicação das diretrizes.
  • Criação de Conteúdo Ético.

Todos estes procedimentos no entanto, visam “disseminar” o Código e torná-lo compreensivo e passível de cumprimento (evitando assim, que se tornem um conjunto de “boas intenções” pouco usuais) para que a prática se fortaleza e dê frutos positivos em todos os setores atingidos.

3 – O Código de Ética uma vez implantado reverte-se rapidamente em Resultados?
Em um mundo em que tudo ocorre com uma velocidade assustadora, é comum que muitos empresários anseiam que, uma vez implantado o Código, em um curto espaço de tempo, seus problemas gerenciais éticos estarão completamente resolvidos, porém devemos esclarecer que sua eficácia se dará através da “assimilação” em um médio à longo prazo, uma vez que, diretrizes e normas são interiorizadas e praticadas de forma gradativa, vivenciadas na prática e replicadas para assim ganharem vida e se reverterem em dados positivos gerenciais.
4 – Quem é o profissional que Implementa estes Códigos?
Diferente de uma cultura que privilegia a prática corporativa sem qualquer conhecimento histórico, filosófico, social e estratégico, o Ética&Negócios tem como objetivo retirar as empresas de uma mentalidade mecanicista e conduzi-las para a era do “conhecimento integrado”, praticado em países (de ações corporativas inovadoras) como os E.U.A, que contam com profissionais da área de humanidades para conduzirem seus projetos corporativos, já que estes possuem observações valiosas e abrangentes para analisar e viabilizar os empreendimentos que tem o ser Humano, como fonte e fim de onde toda a produção e serviços devem convergir. O objetivo é compreender as necessidades de uma corporação para além da visão meramente utilitarista (normalmente restritiva) para uma análise ampla, disponibilizando para os gestores um diagnóstico “humanizado” do perfil da corporação para que a feitura do Código de Ética seja realmente eficiente e passível de aplicação.
5 – O que impede uma organização de, simplesmente, copiar o Código de Ética de outra empresa?
Infelizmente, no Brasil, é comum a cópia ou a “adaptação” de um Código de Ética de um seguimento específico para outro. Já ouvi a narrativa de casos, de C.E. bancários que foram plagiados por metalúrgicas, ou seja, na intenção clara de um investimento praticamente nulo, empresas descartam a oportunidade de colocarem em prática toda uma cadeia de eventos para uma “implementação personalizada” (como é o do Código de Ética) para optarem pela gratuidade e ineficácia da cópia, que por não dirigir-se aos problemas específicos da empresa, simplesmente torna-se um documento obsoleto e ineficaz. A implementação de um Códigos de Ética é uma ação cirúrgica, que visa solucionar os problemas, falhas ou disfunções de cada empresa (de pequeno, médio ou grande porte) de uma maneira exclusiva.

6 – Como a Ética&Negócios pode me auxiliar na Implementação de um CE?
A partir de uma perspectiva Inovadora, temos por objetivo organizar e implantar o Código de Ética Empresarial para que atinja tanto o objetivo da Organização de Normalizar e Informar qual a Cultura Organizacional para seus colaboradores e clientes COMO para humanizar e auxiliar todo o corpo funcional na tomada de decisões, fortalecendo a relação entre a Empresa e stakeholder, uma vez que todo o processo de elaboração será participativa, o que cria um clima de afinidade e unidade.

7 – O Código de Ética pode trazer alguma Inovação para a Empresa?
Os CE são documentos, assim sendo, possuem padrões que devem ser respeitados, já que transmitem a visão e seriedade da corporação. Porém, após sua Implementação e devida disseminação, o mesmo pode ser pluralizado em forma de artigos específicos, que tem o poder de sensibilizar e atrair de forma singular os internautas para os objetivos éticos da empresa.

Se você ainda tem dúvidas sobre a importância deste tema clique aqui e descubra os sete motivos pelos quais um Código de Ética é imprescindível a sua empresa.